Ventilação...

A ventilação é o efeito de renovar o ar viciado pela respiração, fumos, gases, poeiras e odores, nocivos à saúde em recintos fechados.

A ventilação natural ocorre quando no mesmo recinto se encontram aberturas para o exterior geralmente em localizações opostas.

A ventilação mecânica é necessária quando a ventilação natural é insuficiente, para tal utilizam-se ventiladores que são turbo máquinas eléctricas que mantêm um fluxo de ar contínuo a pressão pré definida.

Existem quatro tipos de ventiladores, helicoidais, axiais, centrífugos e heliocentrifugos, que se classificam segundo o seu funcionamento como impulsores, extractores e impulsores extractores “in line”, de baixa media ou alta pressão.

Unidades de ventilação são dispositivos através dos quais se faz a renovação do ar dos locais a ventilar. As unidades de ventilação podem ter filtragem do ar, filtragem e bateria de aquecimento (unidade de termoventilação), filtragem, bateria de aquecimento e arrefecimento (unidade de tratamento de ar), filtragem, bateria de aquecimento e arrefecimento, recuperadores de energia, filtros de alta eficácia, atenuadores de ruído e caixa de mistura, (unidades especiais de tratamento de ar).

Os filtros são elementos de uma unidade de tratamento de ar utilizados para a remoção das partículas e agentes microbianos em suspensão no ar que se pretende tratar, a fim de evitar a contaminação dos espaços.

Existem vários tipos de filtros para unidades de ventilação (pré-filtros, filtros de média e alta eficácia, filtros absolutos) e filtros de gorduras para hottes que são utilizados para limpar o ar aspirado de modo a conter o menor número de poluentes. Existe ainda os depuradores electrónicos que são sistemas de depuração de gases, ou seja um sistema de precipitação electrostático para filtragem de fumos, retenção de gorduras e redução de odores, produzidos nas cozinhas industriais.