Ventilação em Restaurantes...

A deficiente exaustão e climatização nos restaurantes são um problema porque afasta os clientes por se sentirem desconfortáveis.

Caudais de ar insuficientes, causados por erros de concepção e dimensionamento ou por falta de infra estruturas nos edifícios, causam a deficiente extracção de fumos, por vezes a climatização não funciona de forma adequada por insuficiência de potência ou por potência excessiva, ou ainda, porque não há compensação do ar extraído pela hotte.

Todas estas circunstâncias devem ser analisadas de forma integrada, estudando-se o conjunto ventilação e climatização da sala de refeições e a ventilação da cozinha.

Assim deve-se proceder de modo a que:

- A cozinha deve estar em depressão em relação à sala de refeições evita-se desta maneira a passagem de fumos e cheiros que incomodem os clientes.

- O caudal de extracção das hottes deve ser calculado de acordo com as dimensões do fogão, churrasco e fritadeira e do tipo de refeições que se confeccionam.

- Climatizar adequadamente a sala de refeições com renovação do ar na razão de 35m³ por hora e por pessoa.

Hottes são dispositivos de captação de fumos e gorduras, para aplicação em cozinhas industriais, variam de acordo com as necessidades e com o espaço disponível no local da instalação, podem ser parietais (fixas na parede) ou centrais (suspensas no centro da cozinha).

Hotte compensada permite compensar as perdas de ar extraído, através de um segundo ventilador a fim de evitar a extracção de ar climatizado nas outras zonas do restaurante.

Hotte indutora trata-se de hottes monoblocos ou bipartidas de montagem central ou parietal difere da hotte compensada nos aspectos construtivos e dimensionais.

Tectos ventilados são compostos por cassetes que insuflam o ar pré tratado à temperatura ambiente nas laterais do bloco de confecção, enquanto que na zona do bloco de confecção os fumos são extraídos e tratados por uma unidade de filtros.

A Friorganic, Lda. tem soluções em ventilação.